terça-feira, 11 de setembro de 2007

O que fazer numa Paragem Cardíaca



Em virtude de alguma vez acontecer uma paragem cardíaca em alguém perto de si seja você Professor ou praticante de desporto, disponho aqui algumas medidas que podem ajudar o processo ou apenas lembrar a quem já as conhece.


O que aconteceO enfarte ou ataque cardíaco, mais precisamente chamado de enfarte do miocárdio, é a obstrução de uma artéria, impedindo o fluxo sanguíneo para uma área do coração, lesando-a. Ele pode ser fatal, por isso necessita de ajuda médica imediata.
O que fazer Providencie auxílio médico imediato. Deixe o paciente em posição confortável, mantendo-o calmo, aquecido. Se houver paragem cárdio-respiratória, aplique a ressuscitação cárdio-pulmonar..


O que aconteceEm decorrência da gravidade de um acidente, pode acontecer a paragem cárdio-respiratória, levando a vítima a apresentar, além da ausência de respiração e pulsação, inconsciência, pele fria e pálida, lábios e unhas azulados, logo está em paragem cardíaca, e uma pessoa perto de si deve ligar o 112 e não quem vai proceder à ressuscitação cardio-pulmonar.
O que não fazer Não dê nada à vítima para comer, beber ou cheirar, na intenção de reanimá-la. Só aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o coração não está a bater.


Procedimentos preliminaresSe o ferido estiver de bruços e houver suspeita de fracturas, mova-o, rolando o corpo todo de uma só vez, colocando-o de costas no chão.Faça isso sempre com o auxílio de mais duas ou três pessoas, para não virar ou dobrar as costas ou pescoço, evitando assim lesar a medula quando houver vértebras quebradas. Verifique então se há alguma coisa no interior da boca que impeça a respiração.


A ressuscitação cárdio-pulmonar Com a pessoa no chão, coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito (chamado osso esterno).

Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respiração boca-a-boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.

Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater.Esta sequência deve ser feita da seguinte forma: se você estiver sozinho, faça dois sopros para cada quinze pressões no coração; se houver alguém ajudando-o, faça um sopro para cada cinco pressões.



Por Marcelo Barros

Fonte: "Cruz Vermelha Portuguesa"

Sem comentários: