terça-feira, 11 de setembro de 2007

Emagrecimento através de dietas vs Força de Vontade

Deve saber que é praticamente impossível perder peso se não se mexer. A actividade física, por pouca que seja, é um coadjuvante precioso na alteração dos seus hábitos de comida.

Não queremos com isto dizer que terá de um dia para o outro, de iniciar um programa de preparação física parecido com o regime de um atleta olímpico. Nem que seja obrigatório exercitar-se em ginásios, com máquinas de musculação ou passadeiras de corrida. Mas evite ser preguiçoso e sempre que possível caminhe mesmo que não seja muito rápido.

O sedentarismo é um dos perigos actuais, evite o automóvel para pequenas distâncias, e pouco a pouco vai ver que começa a ganhar gosto em caminhar mais e a ver efeitos práticos no seu esforço de emagrecer. Se puder e quando o tempo estiver agradável, dê passeios maiores do que está habituado a fazer. Daí ao interesse pela marcha como exercício "obrigatório" dos tempos livres vai um pequeno passo. Não tenha receio de o dar.

O seu corpo merece que o trate bem. Dê-lhe a actividade que ele necessita. Vai ver que a recompensa é agradável.O que devemos controlar com maior cuidado para poder emagrecer são aqueles alimentos ricos em gordura que facilmente provocam o armazenamento no organismo de gordura corporal. Desde refeições pré-cozinhadas, a bolachas, salsichas, manteiga, óleos, molhos, lacticínios, doces, todos contribuem para que independentemente da quantidade, levem a incrementar bastante o valor calórico das refeições prejudicando o emagrecimento.

Há quem enverede pelo caminho mais fácil e com riscos inclusivamente para a saúde. Referimo-nos a medicamentos que sejam inibidores de apetite e bloqueadores de gordura. Os inibidores de apetite fazem perdem a vontade de comer e levam a que os pacientes não comam mesmo e por isso vão perder peso pois não ingerem calorias.

Os bloqueadores de gordura inibem a absorção de gordura pelo corpo humano. Conjugando-os com uma dieta saudável, podem ajudar a emagrecer. Uma das mais conhecidas medidas passa pela utilização de uma fibra natural chamada quitosana. No entanto estudos recentes desmentem que a utilização da quitosana, até pela pequena quantidade existente nas ampolas, tenha efeitos visíveis na perda de peso, se bem que tenha efeitos benéficos, mas mínimos, nos tratamentos do colesterol.

Em suma, nunca irá emagrecer sem fazer uma reeducação alimentar de modo a reduzir o consumo de calorias e não enveredar definitivamente pela adopção de hábitos alimentares mais saudáveis, evitando comer quantidades desnecessárias e abusando de gorduras, carnes, massas, doces, etc.. Quando sentir tentações de infringir o que estipulou como recomendável, use suplementos alimentares não-calóricos, coma por exemplo barras de cereais que substituem bem a vontade de comer um doce.

Coma mais vezes, espaçadamente ao longo do dia, em menores quantidades do que é normal fazer nas duas grandes refeições, coma sentado, mastigue devagar, evite líquidos durante a refeição, e nunca coma antes de ir para a cama.

Escolha os alimentos mais saudáveis e menos calóricos e alie os exercícios físicos aos seus programas de dietas alimentares. Vai ver que consegue um emagrecimento sem deixar de comer aquilo de que gosta, só tem que ser disciplinado no seu programa de reeducação alimentar e saber comer.

Sem comentários: